FAQ

Atendimento :

Segunda a sexta - das 8:00 as 18:00h

São Paulo :

(11) 5051-8788

Mato Grosso :

(66) 3532-4114  /  (66) 9651-1025

O que são ondas de choque?

Ondas de choque existem na natureza. Trovoadas, relâmpagos, explosões geram ondas de choque na atmosfera e estas ondas se caracterizam pela elevação rápida da pressão e com velocidade maior que 1500m/seg. Um aparelho gerador de ondas de choque, por definição, apresenta uma característica única, a velocidade da onda é igual ou maior do que a velocidade do som.

São ondas mecânicas, acústicas, de curta duração, as quais são geradas por um aparelho especial fora do corpo humano e através de técnicas especiais, são focalizadas num determinado ponto ou área que será tratada. Transmitem-se melhor no meio líquido, apresenta níveis variáveis de energia e são mensuradas em mj/mm2 (milijoules por milímetro quadrado).

Outro exemplo clássico são os aviões supersônicos que geram ondas de choque quando ultrapassam a velocidade do som.

As ondas de choque podem quebrar vidros ou janelas e causar danos nas membranas do nosso tímpano ou em áreas de cavidade no nosso corpo.

O tratamento foi desenvolvido na Alemanha inicialmente para o tratamento de cálculos renais, objetivando a destruição ou desintegração do cálculo.

Importante frisar que as ondas de choque ocasionaram uma mudança drástica no tratamento, ou seja, criou um paradigma por apresentar um sucesso de 90% para a desintegração dos cálculos renais, sem a necessidade de grande parte dos pacientes serem submetidos à cirurgia para remoção dos cálculos.

Há aproximadamente 30 anos utiliza-se o tratamento por ondas de choque na Ortopedia e Traumatologia, e de maneira similar vem substituindo a cirurgia para o tratamento de várias doenças musculo esqueléticas.

Ondas de choque é conhecida, publicada cientificamente e divulgada em todo o mundo na área médica com a sigla ESWT – Extracorporeal Shock Wave Treatment – Tratamento por Ondas de Choque Extracorpórea.

Pesquisadores médicos e físicos trabalham em conjunto há 21 anos no desenvolvimento do tratamento e pesquisa na área da Ortopedia, como a Sociedade Internacional, com sede na Áustria, ISMST (– International Society for Medical Shockwave Treatment – (www.ismst.com)

Qual o efeito das ondas de choque nos tecidos?

Diferentemente da urologia que tem efeito mecânico de desintegração, as ondas de choque na Ortopedia têm um efeito biológico, ou seja, estimulam a reparação e regeneração dos ossos e tendões através de estímulos físicos e biológicos.

Como é o tratamento por ondas de choque?

Importante frisar que o tratamento é dependente de aparelhos e de um profissional habilitado e qualificado.

De um modo geral o tratamento não requer anestesia, porém sua utilização é dependente da área que será tratada e do aparelho utilizado para o tratamento.

De um modo geral as aplicações são realizadas sem a necessidade de preparo prévio e o paciente pode retornar às suas funções habituais precocemente.

Na maioria dos pacientes o tratamento é realizado à nível de ambulatório e as sessões em média são realizadas em intervalos de 10 dias. O número de sessões em média varia de 3 a 5 sessões, sendo dependente do tipo de aparelho e da doença que será tratada.

Quais as complicações do tratamento por ondas de choque?

Como qualquer procedimento médico, podem ocorrer complicações e principalmente por uso inadequado ou desconhecimento sobre o uso do aparelho ou da indicação incorreta.

Hematomas ou equimoses locais podem ocorrer na área da aplicação e seu aparecimento é médico dependente e também do tipo de aparelho e energia utilizados.

A presença de vermelhidão local ou eritema na área da aplicação são relativamente comuns e geralmente desaparecem espontaneamente.

Importante discutir sempre com seu médico os possíveis efeitos adversos e suas eventuais complicações.

Quais as principais indicações do tratamento?

Na Ortopedia e Traumatologia existem várias indicações clássicas amplamente estudadas e aprovadas com publicações científicas bem documentadas, bem como aprovação do FDA para muitas doenças musculoesqueléticas desde o ano 2001.

As principais indicações são:

  • Fascite plantar ou Esporão de Calcâneo;
  • Calcificações no Ombro;
  • Fraturas que não consolidaram ou pseudartrose;
  • Epicondilite Lateral ou Cotovelo de tenista;
  • Bursite Trocantérica nos quadris;
  • Tendinopatias no tendão patelar dos joelhos;
  • Tendinopatias do Tendão de Aquiles no calcâneo.

É necessário ao médico algum treinamento para a realização do tratamento por ondas de choque?

Sim. É um procedimento médico não completamente isento de complicações e o profissional médico necessita treinamento e atualizações, bem como domínio e conhecimento do tipo de aparelho que será utilizado para determinada doença.

Existem diferentes aparelhos de ondas de choque?

Sim. Existem diversos aparelhos geradores das ondas de choque.

Os aparelhos de ondas de choque são aparelhos que focalizam a área que será tratada e que por definição geram ondas mecânicas ou acústicas que ultrapassam a velocidade do som para que tenha o efeito biológico de reparação e cicatrização do tecido que está sendo tratado.

Alguns geradores chamados de ondas de pressão radial são divulgados como aparelhos de ondas de choque, porém são distintamente diferentes nos seus princípios físicos pois não ultrapassam a velocidade do som, não são focalizados, são para tratamento na superfície da pele por não ter penetração ou alcance de profundidade na área que será tratada.

Aqui cabe lembrar novamente a necessidade da discussão com seu médico para maior esclarecimento.

Quando se realiza tratamento por ondas de choque no Hospital?

Nos casos de tratamento das fraturas não consolidadas ou pseudartrose ou na necrose da cabeça do fêmur, necessita-se de alta energia e com auxílio de um aparelho de raio-x acoplado para focalizar a onda, além de ser doloroso e necessitar de anestesia.

Quais as contraindicações do tratamento?

  • Pacientes com tumor maligno na área que será tratada;
  • Coagulopatia Severa;
  • Em áreas de placa de crescimento;
  • Tratamento no Pulmão, Cérebro e Medula espinhal;
  • Gravidez – (Fetus in treatment área)

As informações encontradas no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas, e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica.

Faça agora o pré-agendamento online de sua consulta

Nosso atendimento entrará em contato confirmando as informações.

Pré-agendar

Endereço - São Paulo

Alameda dos Jurupis, 361
Indianópolis - São Paulo, SP
CEP: 04088-000

Telefone
(11) 5051-8788
(11) 97151-2565 (WhastApp)

Endereço - Mato Grosso

Avenida dos Tarumãs, 1025
Jardim Botânico - Sinop, MT
CEP: 78556-056

Telefone
(66) 3532-4114
(66) 9651-1025
(11) 97151-2565 (WhastApp)

Responsável técnico

Dr. José Eid
CRM SP 43653
TEOT 3151