Topo 3

 

Home FAQ
FAQ
O que é ESWT?

ESWT significa ExtraShockWaveTherapy - Terapia por Ondas de Choque Estracorpórea, isto é, termo utilizado para o tratamento nas doenças do sistema músculo esquelético.

 
O que é Terapia por Ondas de Choque Extracorpóreas?

Foi desenvolvida originalmente por uma empresa alemã chamada Dornier Medtech, inicialmente utilizada para desintegrar cálculos renais. Tem o benefício de tratar extrtacorpóreamente, isto é, através de um aparelho especial fora do corpo humano.

É utilizada na Europa há 15 anos, há 7 anos aqui em São Paulo e há aproximadamente 4 anos nos Estados Unidos.

 
Quais as indicações para esta terapia?

As indicações principais são:

  • Fascite Plantar com ou sem Esporão de Calcâneo.
  • Tendinite Calcárea de Ombro
  • Epicondilites - Cotovelo de Tenista ou Cotovelo de Golfista.
  • Pseudo-artroses
  • Bursite Trocantérica no quadril
  • Tendinopatia do Aquiles
  • Tendinopatia Patelar (Jump´s Knee)
 
O que são ondas de choque?

Trovoadas, relâmpagos, explosões e aviões supersônicos geram ondas de choque na atmosfera e estas ondas se caracterizam pela elevação rápida da pressão e com velocidade maior que 1500m/seg. Podem quebrar vidros ou janelas e causar danos nas membranas do nosso típano. Portanto, são ondas mecânicas, acústicas, de curta duração, as quais são geradas por um aparelho especial fora do corpo humano e através de técnicas especiais, são focalizadas num determinado ponto ou área que será tratada. Transmitem-se melhor no meio líquido, apresenta níveis variáveis de energia e são mensuradas em mj/mm2 (milijoules por milímetro quadrado).

 
Qual o tipo de aparelho utilizado na Terapia?

Desde 1997 tratamos as doenças ortopéticas com o aparelho Donier Epos Ultra.

Trata-se do único aparelho existente na América Latina, o qual é designado especificamente para utilização Ortopética.

Apresenta um sistema gerador eletromagnético com um braço acoplado e concêntrico, possibilitando a visualização da área tratada através da ultrassonografia durante todo o período do tratamento. Esta fato traz uma focalização exata da área tratada.

O aparelho Donier Epos Ultra permite a utilização de níveis de energia variáveis, desde baixa, média até alta energia, possibilitando ao médico aumentar progressivamente a intensidade de energia.

Outro tipo de aparelho utilizado é o Swiss DolorClast, aparelho que utiliza um gerador balístico com ondas de choque radiais.Eficaz,simples e prático para a grande maioria das doenças insercionais osteotendinosas como a epicondilite, bursites e tendinites do ombro.Pode também ser utilizado para tratar as pseudartroses em ossos mais superficiais.

 
Como é a sessão de terapia?

O tempo médio é de 45 minutos a 1 hora. Em geral não requer anestesia. Pacientes podem sentir um desconforto no início ou durante a terapia. Após a terapia não há restrições para dirigir ou necessidade de repouso. Sugere-se repouso das atividades esportivas por 3 semanas.

 
É necessária anestesia?

Não. Iniciamos a terapia com níveis baixos de energia, os quais bloqueiam os receptores de dor, possibilitanto o aumento gradativo do nível de energia.

 
Como funciona a terapia?

As ondas de choque focadas na área tratada traz inicialmente analgesia e posteriormente desintegra os processos inflamatórios e calcificações. Em casos de tratar o tecido ósseo, utiliza-se alta energia para a formação de novo tecido ósseo e consequentemente consolidação de fraturas (em alguns casos é necessário anestesia).

 
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2

Termo de Uso

"As informações  encontradas  no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas,  e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica."

Dr. José Eid - CRM SP 43653 - TEOT 3151

Atendimento

De segunda a sexta-feira
das 8:00 as 18:00

SÃO PAULO
+55(11) 5051-8788
mapa

MATO GROSSO
+55(66) 3532-4114
+55(66) 9651-1025
mapa

PST

PST - Pulsed Signal Therapy - é uma terapia que estimula a regeneração da cartilagem pela ação de um campo magnético específico.

É um campo unidirecional pulsante, de baixa intensidade, com ondas retangulares que variam no tempo de forma complexa...

Clique aqui para saber mais 

Vídeos

Tendinite no ombro 


Clique aqui para ver a matéria na integra