Topo 4

Home Ondas de Choque Princípios Básicos
Princípios Físicos Básicos
Princípios Físicos Básicos

Ondas de choque são ondas mecânicas, acústicas e estão presentes habitualmente nos nossos dias. Um terremoto ou um avião que ultrapassa a velocidade do som produz uma onda de choque.

Transmite-se no meio líquido e não causa danos no trajeto da onda.

Possui características físicas específicas.

TIPO DE ONDAS:     

Ondas de Choque Onda Contínua Onda Sonora 
   

TIPO DE GERADORES:

 

A energia aplicada é mensurada em Mj/mm2 e pode ser de baixa, média ou de alta intensidade de energia, sempre de acordo com a doença a ser tratada.

O efeito mecânico - ocorre onde há diferença de impedância, como por ex. a interface tecido ósseo - tecido mole. Quando as ondas de choque encontram a diferença de impedância, ocorre o chamado efeito de cavatização ou bolhas de cavitação (cavitation bubbles). O colapso das bolhas conduz a um fluxo rápido ou jato d´água que contribui para o efeito mecânico, como por ex. a desintegração de calcificações ou cálculos renais.

Efeito biológico - Ondas de choque aumentam a permeabilidade celular, estimula a divisão celular, induz a neovascularização nas junções miotendíneas, promovendo analgesia, regeneração e reparação tecidual.

Efeito positivo também na transformação do fator de crescimento Beta-1, o qual possui efeito quimiostático e mitogênico nas células osteoblásticas.

Mais recentemente e com um princípio físico diferente, a RSWT - (RadialShockWaveTerapy) Terapia de Ondas de Choque Radiais utiliza o principio da Lei de Newton, utilizando um compressor de ar para a geração das ondas pneumáticas ou balísticas.

Ondas de Pressão geradas por este mecanismo são transmitidas radialmente, com uma energia maior a nível de pele, consequentemente diminuindo a energia efetiva nas regiões mais profundas.

Efeito biológico similar pode ser conseguido com o RWST. Devido às diferenças nas características físicas o efeito da pressão balística é mais forte no ponto de impacto e limitado à área superficial aplicada.

Visualização dos Princípios Físicos:

ESWT RSWT 
Epos da Dornier,
Pressão da Onda no Ponto Focal, nível 1 
Swiss DolorClast® 
  
Pressão - 100-1000 bar (10-100 Mpa)

Duração - menor q. 1 microseeg

Frequência dos impulsos 1 a 4 Hz

Profundidade até 11 cm 

Pressão 1 - 10 bar (0,1 - 1 Mpa)

Duração maior q. 1000 microseeg

Frequência 1 a 9 Hz

Profundidade 3 a 3,5 cm  

ESWT FOCALIZADA RSWT RADIAL 
  
 


Termo de Uso

"As informações  encontradas  no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas,  e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica."

Dr. José Eid - CRM SP 43653 - TEOT 3151

Atendimento

De segunda a sexta-feira
das 8:00 as 18:00

SÃO PAULO
+55(11) 5051-8788
mapa

MATO GROSSO
+55(66) 3532-4114
+55(66) 9651-1025
mapa

PST

PST - Pulsed Signal Therapy - é uma terapia que estimula a regeneração da cartilagem pela ação de um campo magnético específico.

É um campo unidirecional pulsante, de baixa intensidade, com ondas retangulares que variam no tempo de forma complexa...

Clique aqui para saber mais 

Vídeos

Tendinite no ombro 


Clique aqui para ver a matéria na integra