Home PST Como é aplicada
Como é aplicada
Como é aplicada
Em nove ou doze sessões de uma hora, realizadas diariamente

A terapia PST consiste em 9 ou 12 aplicações, cada uma com duração de uma hora, feitas diariamente. Em casos específicos, as aplicações podem ser feitas em duas sessões diárias, desde que espaçadas em pelo menos 5 horas.

Uma única interrupção poderá ocorrer — por até 2 dias, geralmente para o fim de semana —, desde que pelo menos três sessões tenham sido completadas.

Para o tratamento da Coluna Vertebral (Cervical, Toráxica e Lombar), Joelhos e Extremidades (Mão, Cotovelo, Calcanhar e Tornozelo) são indicadas 9 sessões. Para o tratamento dos Quadris e Ombros são indicadas 12 sessões.

Nos casos onde mais de uma articulação requeira tratamento, as respectivas terapias deverão ser consecutivas, nunca alternadas ou simultâneas.

  

Importante: Somente ombros e quadris são tratados simultaneamente, visto serem articulações interconectadas. O mesmo não ocorre com as articulações dos membros (braços e pernas). Assim sendo, a terapia PST não é eficaz no tratamento simultâneo dos dois joelhos, de ambos os pés, de ambas as mãos e assim por diante. Nesses casos, deve-se iniciar o tratamento pela articulação mais problemática e completar todas as sessões. Somente depois de completado o primeiro tratamento deve-se iniciar um segundo na outra articulação.

Para mais informações sobre os princípios físicos que explicam por que não tratar duas articulações simultaneamente, clique aqui.

 
Com conforto, simplicidade e comodidade
 

A terapia é realizada posicionando-se adequadamente a articulação a ser tratada na bobina geradora do campo magnético. Não há necessidade do paciente se desvestir ou de utilizar traje especial. O posicionamento será feito pelo terapeuta PST, habilitado e treinado, de maneira que o paciente permaneça pela próxima hora acomodado da forma mais confortável possível.

A aplicação só será perceptível pela pequena lâmpada (LED) que piscará no equipamento, demonstrando a atividade, e que a aplicação terapêutica estará em pleno progresso. Quando do término, o equipamento emitirá um ligeiro "bip" para alertar paciente e terapeuta.

A aplicação é bastante confortável, permitindo uma atmosfera acolhedora, favorável ao sentimento de bem-estar, relaxamento e sono. Geralmente, aos pacientes, é oferecida leitura para passar o tempo. É muito freqüente que adormeçam, tranqüilos, especialmente quando utilizada a cama.

  
 Silenciosamente e sem dor
 A aplicação da PST é totalmente silenciosa, e a grande maioria dos pacientes a faz sem nada sentir. Em alguns casos, poderá haver uma sensação de calor ou "formigamento" no local da aplicação. Em raríssimos casos o paciente reporta algum aumento na dor pré-existente, ocorrência que não alterará o resultado do tratamento.
  
 Com bons resultados, sem efeitos colaterais
 

Os resultados, em geral, poderão ser mais bem prognosticados entre 6 a 8 semanas após a conclusão do tratamento. Entretanto, o efeito analgésico, para a maioria dos pacientes, costuma ocorrer logo após as primeiras aplicações.

Em mais de 70% dos casos, a PST proporciona progressos sensíveis, não só na reabilitação dos movimentos das articulações como também na atenuação e desaparecimento das dores. Mesmo nos casos em que ela eventualmente se mostrar ineficaz, não haverá nenhuma piora em relação ao estado inicial.

Os programas de verificação da permanência dos resultados feitos na Europa demonstram que os efeitos positivos do tratamento mantêm-se por um prazo de 24 a 30 meses em 77% dos casos tratados. Os restantes 23% podem conseguir novamente recuperar os efeitos positivos mediante a realização de reforços de 3 sessões de terapia se se verificar um aumento da sintomatologia.

Contudo, é frequente que o mesmo paciente trate de outras articulações ao longo do tempo.

O campo magnético gerado pelo equipamento tem intensidade muito baixa, equivalente a apenas um milésimo daquela de uma Ressonância Magnética. Graças a esse campo de padrão biológico, que imita os impulsos gerados pelo organismo sadio, não existem efeitos colaterais.

 


Termo de Uso

"As informações  encontradas  no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas,  e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica."

Dr. José Eid - CRM SP 43653 - TEOT 3151

PST

PST - Pulsed Signal Therapy - é uma terapia que estimula a regeneração da cartilagem pela ação de um campo magnético específico.

É um campo unidirecional pulsante, de baixa intensidade, com ondas retangulares que variam no tempo de forma complexa...

Clique aqui para saber mais