Home PST Mecanismo de Ação
Mecanismo de ação
Mecanismo de ação
 Qualquer articulação do sistema músculo-esquelético em movimento (existência de pressão mecânica) produz um campo elétrico.
  
 A carga na articulação faz sair a água da matriz extra-celular da cartilagem. Essa água está ligada aos proteoglicanos (de carga elétrica negativa) sob a forma ionizada, além de conter íons Sódio (Na+). Juntamente com a água, saem então cargas positivas, ficando os proteoglicanos (de carga elétrica negativa) por neutralizar. Temos então uma diferença de potencial, streaming potential, originada pela saída de água e conseqüente saída de carga positiva da matriz extracelular da cartilagem, que vai gerar o sinal piezoeléctrico para se produzirem mais proteoglicanos e condrócitos. É o que sucede na cartilagem sã. Na cartilagem doente, sujeita a carga excessiva, este mecanismo está alterado ou já não existe.
  
 É aqui que atua a PST, recriando o streaming potential da articulação sã, sem carga e sem movimento de fluido, usando campos eletromagnéticos pulsáteis e de intensidade variável.

 

 

 

 
Informação complementar
PST: Active Principles and Range of Application
PST: Princípio Científico

  
Potencial Flow in the Joint
PST: Eletrofisiologia das Articulações


Clique na seta para baixar o arquivo correspondente. É necessário ter o Adobe Acrobat Reader instalado no seu computador. Caso não o tenha, clique aqui e faça o download gratuito do programa diretamente do site do fabricante.

 


Termo de Uso

"As informações  encontradas  no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas,  e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica."

Dr. José Eid - CRM SP 43653 - TEOT 3151

PST

PST - Pulsed Signal Therapy - é uma terapia que estimula a regeneração da cartilagem pela ação de um campo magnético específico.

É um campo unidirecional pulsante, de baixa intensidade, com ondas retangulares que variam no tempo de forma complexa...

Clique aqui para saber mais