Ondas de choque

Atendimento :

Segunda a sexta - das 8:00 as 18:00h

Mato Grosso :

(66) 3532-4114  /  (66) 9651-1025

São Paulo :

(11) 5051-2088    /    (11) 99744-7979 (WhastApp)

Ondas de choque são ondas mecânicas, acústicas e estão presentes habitualmente nos nossos dias. Um terremoto ou um avião que ultrapassa a velocidade do som produz uma onda de choque.

Transmite-se no meio líquido e não causa danos no trajeto da onda.

Possui características físicas específicas.

Tipos de ondas

tipos de ondas

Tipos de geradores

tipos de geradores

A energia aplicada é mensurada em Mj/mm2 e pode ser de baixa, média ou de alta intensidade de energia, sempre de acordo com a doença a ser tratada.

O efeito mecânico - ocorre onde há diferença de impedância, como por ex. a interface tecido ósseo - tecido mole. Quando as ondas de choque encontram a diferença de impedância, ocorre o chamado efeito de cavatização ou bolhas de cavitação (cavitation bubbles). O colapso das bolhas conduz a um fluxo rápido ou jato d´água que contribui para o efeito mecânico, como por ex. a desintegração de calcificações ou cálculos renais.

Efeito biológico - Ondas de choque aumentam a permeabilidade celular, estimula a divisão celular, induz a neovascularização nas junções miotendíneas, promovendo analgesia, regeneração e reparação tecidual.

Efeito positivo também na transformação do fator de crescimento Beta-1, o qual possui efeito quimiostático e mitogênico nas células osteoblásticas.

Mais recentemente e com um princípio físico diferente, a RPW - (Radial Pressure Wave) Terapia por Ondas  Radiais utiliza o principio da Lei de Newton, utilizando um compressor de ar para a geração das ondas pneumáticas ou balísticas.

Ondas de Pressão geradas por este mecanismo são transmitidas radialmente, com uma energia maior a nível de pele, consequentemente diminuindo a energia efetiva nas regiões mais profundas. 

Efeito biológico similar pode ser conseguido com o RPW. Devido às diferenças nas características físicas o efeito da pressão balística é mais forte no ponto de impacto e limitado à área superficial aplicada. 

É importante diferenciar as Ondas de Pressão Radiais, pois sao ondas subsônicas e nao sao consideradas verdadeiras ondas de choque, principalmente por terem caracrteristicas físicas distintas em muitos aspectos.

Visualização dos Princípios Físicos

As informações encontradas no site estão de acordo com padrões vigentes à época da publicação. Mas as constantes mudanças na Medicina, resultantes das pesquisas clínicas, as diferentes opiniões entre especialistas, e os aspectos peculiares de situações individuais, implicam na necessidade por parte do leitor, de exercer seu melhor julgamento ao tomar decisões. Em particular, o leitor é solicitado a discutir a informação obtida neste site com um profissional da saúde, sendo que este site de informação não pode e nem deve substituir uma consulta médica.

Faça agora o pré-agendamento online de sua consulta

Nosso atendimento entrará em contato confirmando as informações.

Pré-agendar

Endereço - São Paulo

Alameda dos Jurupis, 351
Indianópolis - São Paulo, SP
CEP: 04088-000

Telefone
(11) 5051-2088
(11) 99744-7979 (WhastApp)

Endereço - Mato Grosso

Avenida dos Tarumãs, 1025
Jardim Botânico - Sinop, MT
CEP: 78556-056

Telefone
(66) 3532-4114
(66) 9651-1025

Responsável técnico

Dr. José Eid
CRM SP 43653
TEOT 3151