Os praticantes de corrida podem sofrer inúmeras lesões resultantes do esforço e do impacto que o esporte causa, caso a pessoa não se prepare da maneira correta para a prática. Uma delas é a bursite no quadril: uma inflamação nas bursas localizadas nas articulações da região. Essas pequenas bolsas têm a função de amortecer os impactos dos ossos, tendões e músculos enquanto há movimento.
Também conhecida como bursite trocantérica, quando há inflamação nas bursas, elas não conseguem reduzir o atrito da maneira correta, causando sintomas como dor nas articulações do quadril; sensibilidade; rigidez; além de calor, vermelhidão e inchaço típicos da inflamação. A nomenclatura médica utilizada atualmente para esses processos dolorosos no quadril é conhecida como síndrome dolorosa do grande trocanter.
É comum em corredores devido ao fato dos treinos, muitas vezes, serem excessivos e seguidos, fazendo com que o corpo não tenha tempo para se recuperar como deveria. O ortopedista irá fazer avaliação física e solicitar exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética para chegar ao diagnóstico correto.
O tratamento é feito com repouso, compressas de gelo no quadril, uso de anti-inflamatórios e analgésicos para controlar a dor e a inflamação. Dependendo da gravidade do caso, o médico pode encaminhar o paciente para realização de sessões de tratamento por ondas de choque. Os casos mais graves podem precisar de injeções de corticoide, punção ou cirurgia, entretanto estas últimas são situações raríssimas de indicação.
Possui dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!